Literário

O trânsito está cada vez pior, mas ao mesmo tempo o governo reduz impostos para estimular o consumo e a população sai correndo para comprar carros, prejudicando este “olho na rua”…
Com certeza isso é impor uma escolha sobre as demais. É estranho e pouco saudável para a vida urbana. Nos EUA, onde a tradição de rodovias e carros é enorme, várias cidades já estão repensando o uso de automóveis – mesmo aquelas como Los Angeles, desenvolvidas no pós-guerra quando a indústria automobilística passou a dominar. Downtown LA está ganhando parques, as pessoas estão andando mais a pé. O mesmo vem ocorrendo em Portland, Chicago. As prefeituras americanas estão encorajando este “retorno ao Centro” porque estamos chegando a uma situação em que o crescimento está insustentável do ponto de vista econômico e ecológico.

O trecho acima é de uma entrevista do urbanista Thaddeus Pawlowski, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Nova York, ao jornal O Globo. Mas não saiu na editoria Rio, ou País, ou Economia. Saiu no caderno Prosa. De literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s