Indianapolis 500

Um infográfico bastante popular na internet garante: entre os americanos de 16 a 34 anos, a quilometragem rodada de carro por ano caiu 23% de 2001 a 2009; o número de pessoas sem habilitação passou de 21% em 2000 para 26% em 2010; as viagens de bicicleta subiram 24% de 2001 a 2009…

No Brasil, no entanto, a revolução em curso nos EUA parece uma história mal contada. Afinal, como o berço do carro popular, o maior fabricante de automóveis do mundo por um século (hoje é a China), o país dos jipes e picapes, poderia de repente ver arrefecer sua paixão pelo carro? Impossível. Assim, incrédulos, vemos nossas grandes cidades tocando quase sempre iniciativas tímidas ou mais preocupadas com marketing do que com oferecer uma opção efetiva de mobilidade urbana.

Enquanto isso, numa cidade americana chamada Indianápolis, sim, aquela mesma do “templo do automobilismo”…

Recursos públicos e privados para 300 km de ciclovias em Indianápolis. Reprodução.

Reconhecida desde 2009 pela Liga dos Ciclistas Americanos como “cidade amiga da bicicleta”, Indianapolis lançou como nova meta implementar mais 320 km de ciclofaixas nos próximos 12 anos. Mas não é só isso. O projeto inclui infraestrutura de apoio, planos de integração com outros modais, eventos, campanhas de educação – neste verão americano foram nove palestras em bibliotecas públicas.

De acordo com a prefeitura, o uso da bicicleta pode melhorar a saúde dos moradores, ajudar a preservar o meio ambiente e reduzir os gastos com transporte. É um discurso que os políticos daqui já aprenderam a repetir. Só falta fazer o resto igual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s