Carta sobre ciclovias no DF

O coletivo Sociedade das Bicicletas e a ong Rodas da Paz divulgaram carta em que questionam a falta de planejamento cicloviário no contexto da implementação de ciclovias no Distrito Federal.

Abaixo os pontos iniciais da carta. Veja a íntegra aqui.

CARTA DE ESCLARECIMENTO

É preciso rever o processo de análise e aprovação dos projetos cicloviários do DF

1) A Sociedade das Bicicletas entende que ciclovias são necessárias, mas que são apenas um entre diversos elementos constituintes do planejamento cicloviário.

2) Somos contra a instalação de ciclovias sem um estudo ou contagem de bicicletas que reflita a real necessidade de deslocar mão-de-obra e recursos para tal finalidade.

3) Somos contra a instalação de ciclovias nas faixas verdes da capital – faixas verdes têm importância na diminuição das “ilhas de calor” das cidades, no planejamento da microdrenagem sustentável, na manutenção da biodiversidade da fauna e flora, servindo de verdadeiros “corredores ecológicos”.

4) Cobramos e apoiamos o incentivo governamental à bicicleta, mas, para que isto ocorra com sustentabilidade em longo prazo, é necessário que se faça planejamento cicloviário, e não apenas obras.

Anúncios

Uma resposta para “Carta sobre ciclovias no DF

  1. Excelente estudo, se o GDF o levar em consideração sairemos ganhando muito como cidadãos, seja qual for o meio de transporte. O que não pode ser é uma ciclovia que leva a lugar nenhum custando 290 mil por km construído… absurdamente superfaturada! A primeira solução deve ser compartilhar as vias já existentes, ciclovias somente nas áreas de intensidade e velocidade incompatíveis com o compartilhamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s