Pobres ciclistas

“A verdade é que o brasileiro está pedalando cada vez mais”, garante Ricardo Boechat, ao anunciar a boa série sobre a bicicleta como meio de transporte apresentada ao logo desta semana pelo Jornal da Band. Mas o brasileiro está mesmo pedalando cada vez mais?

Embora as matérias da série até mencionem os trabalhadores que usam a bicicleta por simples falta de opção, a ênfase é sempre na classe média alta, que descobriu nos últimos anos a bike como alternativa saudável, ecológica e sustentável ao modelo do carro individual.

Por que enquanto a bicicleta era exclusividade de operários e entregadores, muitas vezes expostos aos perigos multiplicados das rodovias, não se faziam matérias especiais sobre o tema?

É certo que a conscientização e a mobilização, hoje, favorecem todos os grupos que pretendem se locomover sobre duas rodas. Mas, se a bicicleta é uma oportunidade para discutir diferentes aspectos da nossa sociedade, talvez valha a pena também tentar entender por que os pobres ciclistas de 2012 merecem mais atenção que os ciclistas pobres de sempre.

Anúncios

Uma resposta para “Pobres ciclistas

  1. Pingback: Pedalar com Manoel Carlos | Pedaladas Capitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s