Ciclovia do Sudoeste: jogo dos erros (V)

Uma das minhas máximas preferidas é a que define um especialista como uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos e acaba sabendo tudo sobre nada. A predileção se deve não tanto ao seu conteúdo, que pouco tem de verdade, mas às possibilidades de aproveitamento da sua estrutura para aplicação em outros contextos.

Por exemplo, no que toca a relação entre o cidadão e a administração pública, não seria absurdo dizer que o brasileiro é um sujeito que aceita cada vez menos como se fosse cada vez mais e acaba aceitando nada como se fosse tudo.

Não há outra maneira de encarar a passividade do brasiliense diante da entrega iminente da ciclovia do Sudoeste como obra pronta e acabada. Um discurso comum é o de que os defeitos persistentes – rachaduras, buracos, sinalização errada, obstáculos – são apenas detalhes. Em linguagem mais clara: o povo, em vez de ficar reclamando, deveria agradecer por terem feito alguma coisa.

Um "pequeno" problema a ser entregue ao governo local. Foto do blog.

Por alguma razão insondável, é hábito aplicar às obras públicas um critério muito mais frouxo do que o usado nas relações privadas, quando o que vale é o cumprimento das obrigações de lado a lado. Cabe perguntar: se você contratasse um pedreiro para reformar o muro da sua casa e ele entregasse uma parede com rachaduras, saliências e concreto em várias tonalidades, você aceitaria?

Um "detalhe" no meio do caminho do ciclista. Foto do blog.

A regra é clara, Arnaldo. A obra deve ser entregue conforme as especificações definidas com antecedência e dentro das normas técnicas aplicáveis (especialmente as de segurança). Ah, mas como exigir que a empresa praticamente refaça tudo? Um bom começo é não recebendo uma obra repleta de defeitos.

[Outras postagens sobre o tema aqui, aqui, aqui e aqui. Vídeo do blog aqui.]

Anúncios

Uma resposta para “Ciclovia do Sudoeste: jogo dos erros (V)

  1. Pingback: Ciclovia do Sudoeste: jogo dos erros (epílogo) | Pedaladas Capitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s