3×2 com Miguel Paiva, cartunista

Neste início de ano, o Gatão de Meia-Idade, publicado pelo jornal O Globo, garante: “A bike tá na moda”. E o cartunista Miguel Paiva, de 61 anos, obviamente, concorda com seu personagem. Ele, que diz pedalar quase todos os dias, torce para que a moda seja duradoura, com a criação da infra-estrutura apropriada e o comportamento adequado de motoristas e ciclistas.

Suas charges recentes no Globo dizem que “a bike tá na moda”. Acha que essa é uma moda passageira, como muitas outras, ou que veio para ficar?
Espero que tenha vindo pra ficar. Tudo depende das condições da cidade para conviver com as bicicletas. Não sei como vão as obras das ciclovias, mas só com bicicletas não se cria um hábito. É preciso ter onde andar e que as pessoas saibam como se comportar: motoristas e ciclistas. No mundo todo a bicicleta se tornou uma realidade.

Charge do Gatão de Meia-Idade publicada em 2007.

Uma charge sua de 2007 mostrava um “gatão caretão” num jipe e um “gatão modernão” numa bicicleta. Como você se definiria? Tem pedalado muito?
Pedalo quase todos os dias. Me locomovo aqui pela Zona Sul [do Rio de Janeiro] de bicicleta (Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e Leblon). Na Serra, nos finais de semana, faço percursos mais longos com um equipamento mais apropriado. Adoro pedalar.

Qual é sua lembrança mais antiga com uma bicicleta?
A primeira bicicleta que tive, já menino, foi uma Phillips inglesa que herdei da minha prima. Era ótima, mas era uma bicicleta feminina, com o quadro próprio. Mas eu não ligava. Andava muito. Depois passei anos sem bike. Só fui comprar uma quando voltei do tempo em que vivi na Itália. Aí não parei mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s