Curitiba, a cidade das bicicletas (ou não)

Um pessoal de Curitiba deu início a um movimento bacana de mobilização e participação. A intenção do votolivre.org é apresentar projetos de lei de iniciativa popular, com base na Lei Orgânica do município, que prevê o recebimento pelo Legislativo de propostas que tenham apoio de pelo menos 5% do eleitorado (na esfera federal, de acordo com a Constituição, o requisito é de 1%).

E o primeiro projeto em busca de assinaturas é o da Lei da Mobilidade Sustentada Urbana (Lei da Bicicleta). O texto proposto determina a destinação de 5% das vias urbanas para ciclovias e ciclofaixas; obrigatoriedade de bicicletários ou estacionamentos para bicicletas em terminais de transporte, prédios públicos, escolas, centros comerciais e parques; realização de campanhas de educação para o uso da bicicleta como meio de transporte; e implementação de sistema de locação de bicicletas.

Uma curiosidade é que, a despeito das reclamações quanto à (falta de) estrutura para os ciclistas, Curitiba aparece em vários rankings das
cidades mais amigáveis às bicicletas” – é a quarta colocada na lista do AskMen e a sexta na do Momondo. Os dois sites falam em “cidade mais bem planejada do mundo” e “ciclofaixas por toda parte”.

Comentários de curitibanos no AskMen, contudo, sugerem uma realidade diferente. Um dos visitantes diz [tradução minha]: “Tá brincando, né? Moro em Curitiba e posso garantir que este não é um lugar para ciclistas. Infelizmente.” Outro ataca a credibilidade do ranking: “Moro em Curitiba e é um completo nonsense incluir a cidade numa lista das dez mais amigáveis às bicicletas. Por favor, não acreditem nessa lista.”

Com a palavra – e a caneta – os curitibanos…

Anúncios

Uma resposta para “Curitiba, a cidade das bicicletas (ou não)

  1. Curitiba – Cidade que despreza os ciclistas. Constrói calçadas asfaltadas de menos de um metro de largura e chama isso de “ciclovia”… isso que acontece quando não se olha para outras cidades e se pensa que para tudo que acontece na cidade é preciso achar uma solução “curitiboca”… Vergonha nacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s