Mar de bicicletas

É difícil não acreditar na bicicleta como meio de transporte quando centenas de pessoas em duas rodas tomam as avenidas de Brasília numa manhã de domingo. Da Praça do Museu da RepúblicaPraça das Bicicletas à Ponte JK, e de volta, o mar laranja do 7º Passeio Ciclístico Rodas da Paz varreu os carros para o canto – com muito respeito – e transformou um dia cinzento numa festa.

Engarrafamento que anda: bicicletas a caminho da L4.

Engarrafamento que anda: bicicletas a caminho da L4.

Homens, mulheres, crianças e cachorros, entre outras figuras menos excêntricas, desfilaram com animação e sem incidentes por estimados 15 km. Para uma cidade que vê bicicletas como miragens no dia-a-dia dominado pelos automóveis, a procissão teve um quê de surreal, ao mesmo tempo um fato surpreendente e uma mensagem de esperança.

No caso do passeio de domingo, especificamente, esperança de que o Governo do Distrito Federal cumpra a promessa, feita em 2007, de entregar 600 km de ciclovias até 2010. Para mim, pessoalmente, esperança também de que as pessoas percam o medo e botem as bikes na rua não só no domingo, mas segunda, terça, quarta…

Anúncios

Uma resposta para “Mar de bicicletas

  1. Que fera! Mais um passeio pela capital, e ainda pra cobrar as ciclovias… e como esta as obras? ja tem alguma em construcao?
    Estou doido para que facam a ciclovia do eixao… ligando asa sul e asa norte, sera que sai?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s