3×2 com Zé Lobo, da Associação Transporte Ativo

Morador do Rio de Janeiro, Zé Lobo, 48 anos, é diretor da Associação Transporte Ativo, que atua no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Designer gráfico por formação, abraçou a profissão de “promotor do uso de bicicletas”, atuando como pesquisador, consultor, palestrante, piloto…

Como avalia os primeiros dias de funcionamento da “faixa compartilhada” em Copacabana?
Os motoristas ficaram espantados: “Como 30 km/h e preferência para as bicicletas?!?!?!” Isso será muito bom para que eles aprendam o Código de Trânsito.

O entregadores da área estão adorando, sugeriram que a cidade inteira fosse assim. Mas estão usando a contramão também, apesar de terem uma via na mão, com preferência total para eles.

A população em geral que circula de bicicleta pela região já começa a reconhecer as rotas como mais seguras para cruzar o bairro no sentido montanha-praia. Fizemos uma contagem quatro dias após a inauguração e vamos repeti-la em três meses para ver o que mudou. (Veja o relatório enviado à Prefeitura do Rio de Janeiro)

Mas o mais importante é a afirmação do prefeito, que aprovou e quer espalhar o sistema pela cidade.

Para finalizar, não são “faixas compartilhadas”, como a mídia vem dizendo. São vias comuns, como todas as outras do país, onde o ciclista pode circular e com preferência sobre os automóvies (art. 58 do CTB). Ali temos uma rota indicada no piso que leva com segurança o ciclista que vem pela ciclovia da Orla até o metrô.

Qual foi o momento mais marcante na sua relação, como ciclista, com o trânsito e os automóveis?
Foram muitas. Ultrapassar Porsches e Ferraris de mais de meio milhão de reais, presos no trânsito, com uma Ceci de segunda mão, de aproximadamente 50 reais, é algo incrível. Mas o momento mais marcante foi quando o Túnel Rebouças, principal ligação Norte-Sul do Rio de Janeiro, teve que ser fechado por alguns dias devido a um desmoronamento pós-tempestade. A cidade parou, ninguém mais conseguia cumprir horários, o metrô ficou superlotado, mas as bicicletas seguiram como se nada tivesse ocorrido. Continuaram cumprindo horários, e o tempo de deslocamento não mudou. Foi a maior prova que tive de que as bicicletas superam qualquer dificuldade.

De quebra, ainda foi possível usar o túnel, que nos dias comuns não permite a travessia em bicicletas. (Vídeo)

Que dicas daria a alguém que esteja começando a usar a bicicleta como meio de transporte?
Pratique primeiro perto de casa, indo à farmacia, padaria, banco e fazendo todas as viagens curtas. Com o tempo, naturalmente sua confiança vai aumentar e conseqüentemente as distâncias percorridas também.

Procure estar familiarizado com sua bicicleta, com a legislação voltada a ela e procure sempre ir por ruas menos movimentadas.

Seguindo essas dicas fica fácil seguir adiante.

Anúncios

4 Respostas para “3×2 com Zé Lobo, da Associação Transporte Ativo

  1. Pô Zé não tenho seu e-mail, acredita nisso? Manda um recado pra mim

  2. Pingback: A cara do Rio « Pedaladas Capitais

  3. O Zé Lobo é um ídolo pra mim. Um guru da mobilidade urbana. Conheci o cara numa palestra em Niterói-RJ, faz mais de 5 anos e mudei minha forma de pensar, de encarar a dureza do trânsito. Sou atleta amador mas não conhecia o potencial da bicicleta para resolver um problema que aparentemente é complexo mas tem solução simples – o caos do trânsito. Tudo não passa de uma falta de política pública voltada para resolvê-lo. Afinal é melhor que as pessoas “pensem” assim. Como o título do ‘post’ bem sugeriu, com 2 neurônios a gente vê a saída.

    ‘Linkei’ o artigo no meu blog também. Valeu!!

  4. Pingback: Saiba mais sobre Zé Lobo – um guru brasileiro da mobilidade urbana | SVicente’s Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s