Turismo em duas rodas

Fonte: Agência Brasília

O projeto ‘Escola Peripatética: Educação Patrimonial’ abre nesta segunda-feira (4) as inscrições para o programa ‘Brasília de Bicicleta’. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 4 a 15 de maio no Panteão da Pátria, ou pelo telefone 3322-3244. O ciclista deve apenas comparecer no dia 17 de maio no ponto de partida levando sua bicicleta.

O programa convida pessoas de todos os sexos e idades interessados na história e construção de Brasília a fazer um passeio ciclístico pelos principais monumentos e marcos históricos da Capital Federal. Tudo isso, acompanhado do professor Rinaldo Paceli, vencedor do Prêmio José Aparecido de Oliveira oferecido pela Secretaria de Cultura para premiar um trabalho representativo de ação preservacionista relativo à Brasília como Patrimônio Histórico da Humanidade.

O passeio será no dia 17 de maio e o ponto de partida é a ‘Praça do Cruzeiro’. De lá, os ciclistas seguem para a Torre de TV, Complexo Cultural da República e Esplanada dos Ministérios até chegarem à Praça dos Três Poderes, onde encerrarão a jornada no Espaço Lúcio Costa.

Os participantes poderão ver marcos históricos da Capital Federal, como, por exemplo, o Ipê próximo a Torre de TV que simboliza as 250 mil árvores plantadas no Plano Piloto. Ou o marco intitulado ‘Pontos Cardeais’ em frente a Catedral de Brasília. A placa, datada de 2 de fevereiro de 1960, presta homenagem a um grupo de pioneiros da capital que participaram de uma grande carreata organizada pelo então presidente Jucelino Kubistschek, e ficou conhecida como ‘Caravana de Integração Nacional’.

De acordo com Rinaldo Paceli, o objetivo do passeio é desenvolver o conhecimento das pessoas sobre Brasília, sua peculiaridade histórica, urbanística e arquitetônica, por meio da educação patrimonial. “Com uma pedalada sobre o Eixo Monumental nós conseguiremos promover a valorização da Capital Federal como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s